Uns minutos saborosos!


quarta-feira, 1 de junho de 2011

COZER UM OVO TEM MUITO QUE SE LHE DIGA!

Pequenas dicas para cozeres um ovo:

·        Quando se cose um ovo retirado do frigorífico, devemos colocá-lo em água fria, que irá gradualmente aquecê-lo. Porém, se este estiver em contacto imediato com água a temperaturas elevadas, criar-se-ão tensões térmicas que poderão provocar rachadelas nos ovos.

·        Não devem ser cozidos em lume muito forte, pois isso provoca turbulência e leva-os a chocar uns com os outros, podendo partir-se.

·        Durante a cozedura, um pouco de sal ou uma colher de vinagre ajudam a coagular a clara e assim a selar rachas que eventualmente ocorram.

·        Não se devem escolher ovos muito frescos, pois tanto a clara como a casca aderem fortemente às membranas interiores que se encontram imediatamente a seguir à casca, e quando se descasca o ovo, vêm agarradas. No caso de ovos muito recentes, é aconselhável a adição de uma colher de chá de bicarbonato de sódio à água de cozedura.

·        Por vezes, o ovo cozido fica com uma consistência de borracha, com uma gema áspera e esverdeada e um cheiro pouco agradável, devido à grande quantidade de água e à grande variedade de proteínas existentes tanto na clara como no ovo. As moléculas de água são muito pequenas e entre elas encontram-se as moléculas de proteínas, que são maiores. Com o aquecimento, as proteínas vão-se desenrolando e ligam-se entre si, o que provoca a formação de uma rede que retém e mobiliza as moléculas de água, coagulando a clara do ovo. Para que se obtenham bons resultados, o ovo deve ser cozido a temperaturas médias ou baixas: a temperatura no interior do ovo não deverá ultrapassar os 70°C, por isso o tempo da fervura não deverá exceder os 10-12 minutos; a água deverá apenas fervilhar.

·        Antes de se cozer um ovo devemos pô-lo a rolar sobre uma mesa, ou mexê-lo com uma colher, no início da cozedura; uma vez que a gema é menos densa do que a clara e tende a subir, quando um ovo está durante muito tempo na mesma posição.

Bibliografia&Link

Guerreiro, Margarida; Mata, Paulina; "A cozinha é um laboratório";2009;Fonte da Palavra

1 comentário:

  1. Interessante... desconhecia estas características.
    Vou aplicar para experimentar.
    :)

    ResponderEliminar