Uns minutos saborosos!


sábado, 4 de dezembro de 2010

O que é a Gastronomia Molecular?

A Gastronomia Molecular estuda os processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem quando se cozinha. Alia o conhecimento científico para auxiliar na elaboração de receitas já conhecidas, mas também proporciona a criação de novos métodos a utilizar na confecção dos alimentos. Isto é, a gastronomia molecular prima pelo estudo e pela compreensão dos ingredientes antes de serem cozinhados, dos processos ocorridos aquando a sua elaboração, por exemplo, através da investigação: analisa a validade de dicas e de truques de cozinha e preocupa-se inclusive com os aspectos bioquímicos do simples acto de um consumidor saborear e apreciar um prato.
Desta forma, a gastronomia molecular é vista como um assunto interdisciplinar que não só envolve a química, a física, a biologia e a bioquímica, como também a fisiologia e a psicologia.
Hervé This, considerado o “pai” da Gastronomia Molecular e físico-químico do Instituto Nacional francês para pesquisa Agronómica (INRA) menciona: “a Gastronomia Molecular é o conhecimento do ser humano através daquilo que ele come, escreve Brillat Savarin. A Gastronomia Molecular é este estudo, mas do ponto de vista físico-químico, é uma ciência como a química”.
Paulina Mata, uma importante contribuidora para a proliferação e o impulsionamento de cursos de Gastronomia Molecular, em Portugal, refere que “geralmente as pessoas associam a Gastronomia Molecular a um novo tipo de cozinha, mas não está completamente correcto. A Gastronomia Molecular é uma ciência que estuda todas as preparações, incluindo as mais tradicionais”.

Sem comentários:

Enviar um comentário