Uns minutos saborosos!


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Chocolate

Sabias que…

A planta tropical Theobroma Cacao corresponde ao cacaueiro do qual se obtém o cacau, e que Theobroma significa “alimento dos deuses”.

O chocolate é constituído por umas finas partículas de cacau dispersas em manteiga de cacau e contém ainda outras gorduras, emulsionantes, açúcar e baunilha que lhe conferem esse sabor delicioso.
O cacau apresenta uma cor escura e proporciona um sabor intenso. A manteiga de cacau atribui uma consistência cremosa e como tem um ponto de fusão bem definido, que é equivalente à temperatura do corpo humano, possibilita que ao derretermos o chocolate na nossa boca, ele passe de um sólido aromático a um líquido amaciado.
Existe uma lenda, em que um Imperador chamado Montezuma (1466 – 1520), que foi um governador do Império Asteca, bebia uma taça de chocolate antes de entrar no seu harém. Dizia-se também que esta bebida à qual, Astecas e Maias davam o nome de “Xocolatl” era revigorante e afrodisíaca. Daí provém o mito de que o chocolate contém propriedades afrodisíacas, o que até pode ter algum fundamento.
Apesar de vários estudos ainda não terem comprovado que o chocolate alivia a tensão ou que é afrodisíaco, por exemplo; comer chocolate pode ser agradável devido à interacção única entre alguns dos componentes que o constituem como a cafeína, a serotonina, a feniletilamina e a teobromina.
A teobromina é uma das moléculas principais na constituição do chocolate, e como tal uma chefe de cozinha, chamada Mr. Lam Vivi Cabral, num restaurante brasileiro; inspirada pela lembrança das aulas de química da infância, decidiu criar uma sobremesa, baptizada de “Teobromina”. A guloseima era composta por uma grande estrutura molecular, com trufas de chocolate belga.



Bibliografia&Link
Guerreiro, Margarida; Mata, Paulina; "A cozinha é um laboratório";2009;Fonte da Palavra   
 http://diariodeumquimicodigital.com/molecula-do-dia-teobromina
 http://blog.temperodavida.com.br/page/2/ 
 http://quimicando-quimicando.blogspot.com/2009/05/14-teobromina.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nomenclatura_IUPAC http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Theobromin_-_Theobromine.svg

Sem comentários:

Enviar um comentário