Uns minutos saborosos!


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O gelo

Quando a água se encontra no estado sólido, gelo, se lhe for fornecida calor (energia), a sua temperatura vai aumentar ate atingir os 0°C. Atingindo este ponto, e durante um certo tempo, mesmo continuando a aquecer, a temperatura não aumenta, mantendo – se constante. Isto acontece porque a energia fornecida vai ser usada para quebrar as ligações existentes entre as moléculas no estado sólido e para as separar, ou seja, é usada para se efectuar a mudança de estado sólido para o estado líquido.
O gelo vai ser menos denso que a água, por isso flutua em água líquida. Geralmente os sólidos são mais denso do que os líquidos de onde provêm. Isto acontece, porque quanto mais baixas são as temperaturas, menor é a agitação térmica das moléculas, mais fortes e duradouras são as ligações entre elas e mais próximas ficam. Desta forma existem mais moléculas por unidade de volume e, portanto maior será a densidade.

Quimicamente, o facto de água ser menos densa no estado sólido do que no estado liquido é explicado pelo tipo de ligações, entre as moléculas de água que ocorrem quando esta se solidifica - as pontes de hidrogénio. As pontes de hidrogénio mantêm as moléculas de água a uma certa distância umas das outras, formando uma estrutura rígida com ligações relativamente fortes entre as moléculas, mas com muitos espaços entre elas.       

  Bibliografia & Link

Guerreiro, Margarida; Mata, Paulina; "A cozinha é um laboratório";2009;Fonte da Palavra
http://www.caetenews.com.br/blog/planetaagua/index.php?itemid=1101
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gelo

Sem comentários:

Enviar um comentário