“Qual é o “ingrediente” que não pode mesmo faltar na sua cozinha? Quase apostamos que a sua resposta será a água. Na verdade, são muitos os papeis que este líquido desempenha na cozinha, mas, tal como com a saúde, só lhe damos o devido valor... quando nos falta”
A água, dihidreto de oxigénio, é um líquido sem cor, sem cheiro e com muito pouco sabor, ou seja, passa sempre despercebida, apesar de não vivermos sem ela.
O dihidreto de oxigénio, é constituído por três átomos, dois de hidrogénio e um de oxigénio e apresenta – se pela formula química de H2O. Estes átomos estão ligados por uma ligação covalente, formando um ângulo de 104,45°. A água é uma molécula polar, com cargas de sinal contrário que se atraem entre si, sendo as cargas dos dois hidrogénios positivas e a carga do oxigénio negativa.

Na cozinha está implícita em todas as tarefas: funciona como meio de limpeza, como solvente e meio dispersante, ou seja, para solver e dispersar muitas substâncias que vão dar sabor, aroma e textura. Auxilia no meio de transferência de colar e funciona, também, como meio de desenvolvimento de alguns micróbios.
A água é a única substância que á temperatura atmosférica se pode encontrar na natureza nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. O mesmo se passa na cozinha, em que há utilidade em qualquer um dos estados. Por exemplo: o gelo para arrefecer as bebidas, a água líquida para fazer sopa e o vapor para fazer legumes
Este composto, dissolve muitas substâncias ao contrário de outros líquidos, as substâncias que mais facilmente se misturam são: as proteínas, os hidratos de carbono e os sais minerais, que são chamadas de hidrofílicas (hidro - água, fílica - amigas, ou seja, amigas da água).
Bibliografia & Link
Guerreiro, Margarida; Mata, Paulina; "A cozinha é um laboratório";2009;Fonte da Palavra
http://www.caetenews.com.br/blog/planetaagua/index.php?itemid=1101
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gelo
Sem comentários:
Enviar um comentário